Uma festa de intercâmbios
Cena Brasil Internacional une companhias brasileiras e estrangeiras de teatro
Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro
What I Heard About The World é uma criação conjunta da portuguesa Mala Voadora e da inglesa Third Angel (Crédito: José Carlos Duarte)
Uma grande oportunidade de trocas. Esta é a proposta do Cena Brasil Internacional, festival de teatro que traz cinco companhias internacionais e oito nacionais para se apresentar no Rio. Ao longo dos dias 5 e 16 de junho, 18 espetáculos serão montados no Centro Cultural Banco do Brasil, na Casa França-Brasil e no entorno das duas casas, em apresentações de rua. É a segunda edição do evento, que teve público de 15 mil pessoas em 2012.
Entre os destaques da programação, o espetáculo da Cia portuguesaMala Voadora, nascido de um intenso processo de troca: What I Heard About The World foi criado em parceria com a britânica Third Angel, e trata do nível possível de confiança nas informações no mundo de abundância de dados da Internet. Entre os brasileiros, a paulistaCompanhia do Latão estreia nacionalmente Patrão Cordial. Baseado no estudo Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda e a peça O Senhor Puntila e Seu Criado Matti, do alemão Bertolt Brecht, a peça aborda a famosa “cordialidade brasileira”, do ponto de vista da relação entre patrão e empregado.
Constam da programação ainda espetáculos das cias IntimoTeatroItinerante, Teatro Timbre 4 (ambas da Argentina), De Facto (Bélgica), Grupo Magiluth (Pernambuco), Cina Mungunzá de Teatro(São Paulo), Gente Falante (Rio Grande do Sul), Cia do Tijolo (São Paulo), De Pernas Pro Ar (Rio Grande do Sul) e Cia do Meu Tio (Bahia), além de trabalhos dirigidos pelo inglês Joe Bone e pela atriz Inez Viana. “Montamos um festival muito eclético, com todo tipo de espetáculo, o que torna a troca muito mais rica. Ano passado, por exemplo, tivemos dois grupos de teatro de bonecos e foi maravilhoso abrir esse canal entre esses grupos e artistas que nunca tinham trabalhado com esse tipo de teatro”, lembra o produtor Sérgio Saboya.
Foco no artista
"Após uma primeira edição bem sucedida, em 2012, o CCBB Rio dá continuidade ao modelo pioneiro no país, de estímulo ao intercâmbio entre companhias de teatro nacionais e estrangeiras por meio de residências, oficinas e ocupações”, diz Marcelo Mendonça, gerente do CCBB. Estas atividades paralelas são, para o produtor Sérgio Saboya, o maior diferencial do Cena Brasil Internacional. “O que queremos é que os grupos contratados venham e fiquem 12 dias trabalhando juntos, hospedados no mesmo hotel, comendo no mesmo restaurante. Se as Cias vêm num dia, se apresentam no outro e depois vão embora, sem encontrar com os demais artistas, isso não faz o menor sentido. As apresentações são só uma conseqüência”, diz.
Com essa atenção aos agentes por trás do produto cultural pronto, Sérgio Saboya espera que se encontrem soluções para problemas da cena teatral brasileira. “Desconhecemos o trabalho internacional, e na medida em que propomos uma troca, além da questão da emergência artística, podemos pensar outros métodos de subvenção, e entender o porquê da ausência de público de muitos espetáculos”, diz o produtor.
Ao mesmo tempo, o encontro é uma janela para a produção brasileira, que será ampliada no Festival de Edimburgo, Escócia, um dos maiores festivais teatrais do mundo e realizado sempre em agosto. “Ano passado, num universo de 3 mil espetáculos, o Brasil tinha apenas dois trabalhos lá. Queremos mudar isso, levando uma Mostra Brasil para o festival de 2013”, adianta Sérgio Saboya. Quatro companhias nacionais representarão o país este ano, escolhidas entre as apresentações da primeira edição do Cena Brasil Internacional, de 2012. Além disso, as Cias em residência na edição desse ano serão selecionadas para apresentações nos festivais de Avignon (França), Edimburgo (Escócia) e Bogotá (Colômbia), em 2014.
A programação completa do festival e sinopse dos espetáculos estão em Programação Cultural.
Colaboração de Marianna Salles Falcão
Nenhum comentário:
Postar um comentário